5 Dicas de como remover nó em pelo de cachorro + Dica de Ouro
Cães de pelagem média e longa são um verdadeiro deleite para nós apaixonados por cães. E mesmo com cuidados como banho, hidratação e escovação ainda é possível que em algumas situações essa pelagem apareça embolada. Como veremos mais à frente, a técnica correta pode diminuir a quebra do fio ao desembolar pelo de cachorro e evitar lesões na pele do seu pet.
Pensando nisso, trouxemos cinco dicas, para facilitar a remoção de nós e o principal garantir o conforto e segurança do seu cãozinho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra como tirar nó de pelo de cachorro.
Então o que leva a formação de nós?
Basicamente atrito entre um fio e outro, por isso onde temos movimento de articulação é mais propício a formação de nós.
Outro fator é o tamanho dessa pelagem que quanto maior mais propenso a aparição de nós. Porém, os cuidados diários do tutor fazem toda a diferença na saúde dessa pelagem.
Nesse sentido, a escovação além de remover os fios mortos que já se encontram na fase telógena, garante a distribuição do serumen que é um protetor natural dos fios e o responsável pelo brilho do pelo.
Manter uma frequência de banhos ideal ajuda a remover a sujidade que se acumula ao redor dos fios que formam uma pasta aderente a outros fios dando início a um foco de nós. Alguns tratamentos como hidratação, nutrição à base de óleos e queratina ajudam a manter as cutículas do pelo fechadas e alinhadas diminuindo o fator principal da formação de nós o atrito.
Pelo embolado trás risco para a saúde do meu cachorro?
Se você percebeu a formação de nós no pelo do seu cachorro saiba que não se trata apenas da questão visual, mas pode provocar também o aparecimento de lesões devido à coceira.
Além de dificultar a secagem, o que contribui para a proliferação de fungos e bactérias. Enfim saber a maneira correta de como desembolar pelo de cachorro você estará cuidando da saúde do maior órgão do seu cão que é a pele.
Como desembolar pelo de cachorro: Passo a passo
Primeiramente gostaria de destacar que nem sempre é possível remover uma formação de nós. Uma dica importante, se você consegue mover o nó com as mãos e ele não está aderido muito próximo a pele ele pode ser removido.
“Humanidade vem antes da vaidade” Portanto se um profissional capacitado avaliar e recomendar a tosa dessa pelagem, saiba que é o melhor a se fazer.
Todo o procedimento deve ser feito antes do banho, jamais molhe um cachorro embolado pois a força de coesão da água tornará sua tarefa muito mais difícil.
A seguir um passo a passo:
- Use um fluido desembaraçador na região embolada.
Não é necessário encharcar a pelagem com o fluido, apenas umedeça a região.
Um bom fluido desembaraçador reduz o tempo de escovação e o estresse com mais conforto para seu pet.
- Com a ponta dos dedos abra os nós com cuidado.
Esse passo vai ajudar principalmente no conforto do pet durante a escovação, pois evita que grandes porções de pelo puxem a pele.
- Utilize uma rasqueadeira de cerdas longas e firmes
Para remoção de nós a rasqueadeira é ideal pois consegue tracionar melhor o pelo. Já para escovação de pelos longos como de shih-tzu, yorkshire, maltes e outras raças o ideal é a escova de pinos sem bolinhas nas pontas.
- Faça movimentos de escovação da ponta do pelo para a raiz.
Isso evita que você feche e aperte os nós, portanto comece das pontas em direção a raiz.
- Ao desembolar a escova deve ter o mínimo de contato com a pele para evitar lesões.
A dica de Ouro
Para finalizar, um bom banho, um ótimo banho, um excelente banho! Com uma hidratação específica para recuperar a saúde desse pelo fechando as cutículas e evitando criar um ciclo vicioso de formação de nós.
Agora que você já sabe como desembolar pelo de shih-tzu e outras raças, verifique outras dicas importantes que facilitam o bem estar do seu cão. Tudo isso aqui, no blog da AuStar Pet Resort.